Narcotraficante do Peru mais procurado é preso pela PF-AM
Com Javier foram apreendidas várias granadas. Foi preso, quando tentava atravessar o Rio Javari, em uma lancha.
Agentes da Polícia Federal prenderam, no final da tarde de terça-feira, no Javari, fronteira do Brasil com o Peru, o peruano Jair Ardela Mitchhue, 'Javier'. Era considerado pela polícia como sendo o maior narcotraficante daquele país. A prisão ocorreu durante a operação ‘Ilha’ deflagrada pela PF, de combate ao tráfico internacional de drogas em Tabatinga (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus).
Informações da PF, com Javier foram apreendidas várias granadas. Ele foi preso, quando tentava atravessar o Rio Javari, em uma lancha. O condutor da embarcação, assim que viu a aproximação dos agentes da PF, pulou no rio. O suspeito vai ser trazido para Manaus, agora pela manhã.
Ordela é apontado pela PF como sendo o responsável pelas mortes dos dois agentes da Federal, Leonardo Matzunaga Yamaguti, 26, e Mauro Lobo, 43, em novembro do ano passado. Na mesma ocasião, outro agente ficou ferido. Após as mortes foi montada um operação que resultou na prisão e morte dos principais envolvidos no confronto.
Operação ‘Ilhas’
Durante a operação Ilhas foram apreendidos 1,4 tonelada de cocaína, que segundo informações da Polícia Federal, pertencia ao grupo de Javier. As investigações iniciaram em 2009. Foram apreendidos também, R$ 160 mil e a prisão de 35 pessoas.
Ontem pela manhã, visando o encerramento das investigações foram expedidos pelo Juízo Federal da Subseção Judiciária em Tabatinga/Am 13 mandados de busca e apreensão, 27 mandados de prisão temporária e 01 mandado de prisão preventiva, que visa coibir a repressão do tráfico internacional de entorpecente praticado na fronteira do Estado do Amazonas com a Colômbia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário